fbpx

Energia Solar: 10 coisas que você precisa saber

As vantagens da Energia Solar Fotovoltaica são muitas. O sol como uma fonte de energia inesgotável, principalmente no Brasil, onde a incidência é alta, podemos sabiamente aproveitar todo esse potencial que a natureza proporciona gratuitamente.

Outro ponto importante, é que a energia solar fotovoltaica não polui, pois não emite gases ou qualquer substância poluente em ar, terra ou água. A energia é convertida e distribuída em um circuito fechado e é aproveitada no momento da geração.

Mas existem alguns pontos bastante importantes se você considera implantar um sistema de energia solar fotovoltaica na sua empresa. Portanto, tendo todas as informações em mãos, você evita surpresas.

1) Sua conta de energia não ZERA

Existe uma taxa paga na conta de energia que é correspondente à disponibilidade da rede. Ou seja, para que você tenha energia sempre disponível por parte da distribuidora, você precisa manter essa taxa paga em dia seja como tarifa mínima, no caso de consumidores de baixa tensão, ou demanda contratada para empresas de alta tensão.

2) Sua empresa precisa primeiro melhorar as instalações elétricas

Antes de realizar qualquer investimento em um sistema solar fotovoltaico, as suas instalações precisam ser diagnosticadas a fim de serem detectadas e corrigidas falhas. Por isso. é importante realizar um projeto de eficiência energética antes do sistema solar, só com isso a economia pode chegar a 10 ou 15%. Dessa forma, você garante que seu sistema irá funcionar trazendo o máximo de economia possível.

3) A economia depende do seu consumo

A redução máxima para consumidores em tarifa mínima é de 95%, enquanto que consumidores que pagam a demanda contratada, é possível alcançar até 80% de economia na conta de energia.

4) Como é feita a manutenção do sistema

Uma vez instalado, um projeto otimizado e bem dimensionado requer pouca manutenção. Além disso, os painéis solares têm uma vida útil de 50 anos, tendo garantia de eficiência de 25 anos pelos fabricantes. Ademais, softwares de monitoramento te mantêm informado a respeito do desempenho do sistema. Já a limpeza dos painéis deve ser realizada periodicamente com um pano úmido, apenas em períodos de pouca chuva.

5) É necessária a aprovação do projeto

O projeto é enviado e deve ser aprovado pela distribuidora antes de ser instalado. Para isso, é necessário realizar as exigências preconizadas pela distribuidora como distância do gerador da unidade consumidora, entre outras.

6) Área para instalação dos painéis

Os painéis solares precisam ser dispostos a ter o máximo de incidência solar durante o dia. Portanto, podem ser dispostos tanto em solo como em coberturas. A área disponível para tal define também de quanto será a economia após instalação. Isso acontece, pois, nem sempre a área disponível será suficiente para captar a quantidade de energia necessária para suprir a demanda da empresa.

7) A economia é imediata

Após a instalação do projeto e ligação à rede elétrica da distribuidora, a redução na conta de energia se inicia no mês corrente, podendo ser observada na próxima fatura.

8) Não gera energia à noite

O sistema de energia solar fotovoltaica ligado à rede de distribuição e que participa da Geração Distribuída, não gera energia durante a noite, pois não há armazenamento em baterias. Contudo, o Programa de Compensação de Energia permite que sua empresa lance na rede a energia excedente, ou seja, a energia que foi gerada, mas não utilizada, para que a distribuidora forneça essa energia aos seus vizinhos. Em troca, você ganha créditos para que sejam usados não apenas durante a noite, mas também em épocas nas quais sua empresa aumenta a demanda por energia ou em dias nublados.

Créditos da energia solar: entenda como funciona

9) Quanto você precisa para investir?

O valor final do investimento realizado para a implantação de sistema solar fotovoltaica depende de alguns fatores como tipo de consumo, demanda e área total para instalação dos painéis solares. Hoje, existem incentivos como isenção de PIS e ICMS na compra dos equipamentos o que dá um desconto de 30% na aquisição dos mesmos. Além disso, há linhas de crédito com financiamentos sem entrada, carência de 3 anos para começar a pagar e juros bem reduzidos. A essa altura seu sistema já está proporcionando a sua empresa uma economia capaz de abonar tranquilamente o as parcelas do financiamento.

Energia solar: 6 vantagens para instalar agora na sua empresa

10) Energia solar é um investimento

Com a segurança de uma renda fixa e a rentabilidade semelhante a uma carteira de investimentos em renda variável, a energia solar fotovoltaica é uma modalidade de investimento bastante atrativa.
Em um cenário desfavorável, por exemplo, se sua empresa alcançar 50% de redução na energia solar com prazo de 5 anos para pagar o financiamento. Ao final desse período, você passa a investir o que sobra no crescimento da sua empresa, seja no aumento de produção ou para alavancar o caixa. Não é apenas um dinheiro que sobra, é um dinheiro que pode ser destinado para o crescimento do seu negócio.

Ainda resta alguma dúvida? Converse com nossos consultores especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com um consultor